15/12/2023

SINDCOMÉRCIO ITAJUBÁ RATIFICA O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO, ESTABELECIDO NA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO DE 2023

O Presidente do Sindcomércio de Itajubá, Sebastião Amarante, em atenção à solicitação dos empresários locais, procurou o Sindicato dos Trabalhadores, com o objetivo de flexibilizar o horário de funcionamento do comércio, neste mês de dezembro, liberando seu funcionamento, no domingo, dia 17/12, porém, a resposta foi negativa, discordando da proposta. Abaixo, segue a explicação do Sindicato dos Trabalhadores.

A Diretoria da Entidade Sindical Laboral apreciou minuciosamente a proposta de horário especial para o período natalino, mas após considerações que foram levantadas cuidadosamente pela diretoria e comissão de trabalhadores, chegamos a conclusão que é inviável para nossa categoria a proposta de horário especial apresentada.

Nossa decisão baseia-se no fato de que dezembro é um mês de grande atividade no comércio devido às festividades de Natal e os trabalhadores (as) são submetidos A carga de trabalho intensa (o aumento nas vendas muitas vezes resulta em uma carga de trabalho intensificada para os funcionários do comércio. Isso pode incluir horários mais longos, turnos extras e maior pressão para atender à demanda dos clientes), Horários irregulares (Para atender à demanda sazonal, os funcionários do comércio muitas vezes precisam trabalhar em horários irregulares, podendo afetar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional), Stress e Pressão (o aumento nas atividades comerciais durante as festas pode levar a um ambiente de trabalho mais estressante, os funcionários podem enfrentar pressão para lidar com longas filas, clientes exigentes e situações imprevistas) e Pouco Tempo para Descanso (muitos funcionários do comércio têm pouco tempo para descanso durante o mês de dezembro devido à alta demanda e isto pode contribuir para o desgaste físico e mental).

É importante que os empregadores reconheçam esses desafios e tentem implementar medidas para apoiar seus funcionários durante essa temporada agitada, como proporcionar horários flexíveis, oferecer incentivos e reconhecimento, e garantir um ambiente de trabalho saudável.

Não conseguiremos alterar o horário que já foi amplamente divulgado.

Estamos recebendo denúncias de empresas que pretendem descumprir a CCT e faremos as devidas representações perante o M.T.E.

Contamos com sua compreensão.

Atenciosamente,

Joel